Perguntas frequentes:

Está chegando o tão esperado momento de início do ano letivo de 2021. Depois tudo o que vivemos com a pandemia, merecemos um retorno tranquilo e agradável, por isso, respondemos abaixo as 20 dúvidas mais frequentes que andam chegando na secretaria da escola:

1) O que é o Nexo? É o programa de ensino híbrido da Escola São José. Nexo significa elo, conexão e também coerência e este é o objetivo da proposta pedagógica para 2021. A Educação está passando por uma grande revolução e é preciso acompanhar os novos tempos com responsabilidade, segurança e a mesma qualidade de ensino de sempre.

2) Afinal, o que é Ensino Híbrido? É uma grande revolução educacional que vai muito além do uso da internet nas salas de aula. O ensino é personalizado para cada aluno, por meio da combinação de aulas e atividades presenciais e on-line. Reúne métodos pedagógicos inovadores (sala de aula invertida e outras metodologias ativas). Dessa forma, o aluno tem o benefício das interações sociais, vivência em comunidade, acompanhamento dos professores e usufrui de todas e ferramentas do mundo virtual.

3) Por que o Nexo é chamado de programa? Porque um programa reúne um conjunto de projetos ao redor de uma mesma proposta pedagógica.  

4) Quantos e quais são os projetos que compõem o Nexo? O Nexoé composto por 5 grandes projetos: 1) Formação continuada de professores. 2) Modernização das salas de aula presenciais. 3) Plataforma virtual de ensino. 4) Aprendizagem Socioemocional e 5) Intervenção Pedagógica Ativa.

5) Quando iniciam as aulas na Escola São José? As aulas iniciam no dia 22/02 para o Ensino Fundamental e 23/02 para a Educação Infantil.

6) Ainda não efetivei a matrícula/rematrícula do meu filho. O que devo fazer? Entre em contato com a secretaria da escola por e-mail ou telefone e solicite o requerimento de matrícula. Após receber o requerimento preenchido, a secretaria irá lhe avisar que o contrato está pronto e você pode comparecer na escola para finalizar o processo. Assim fica mais rápido e mais seguro para todos.

7) Teremos aulas presenciais em 2021? Sim. As aulas iniciam no modelo híbrido, com 50% da turma presencial e 50% atividade domiciliar. Será criado uma escala de revezamento entre os alunos. Porém, dependendo do andamento da pandemia, o governo pode decretar novamente o ensino remoto para todos.

8)  Ainda não estou segura sobre a pandemia, sou obrigada a enviar meu filho para as aulas presenciais? Não. O comparecimento nas aulas presenciais não é obrigatório. No entanto, a família deve ser responsabilizar pelo acesso e realização das atividades domiciliares. O governo estadual está debatendo esta questão e poderá a regra no futuro. Para informar sua decisão à escola, basta responder a enquete que recebeu por e-mail. Caso não tenha localizado a enquete, solicite para a secretaria.

9) Meu filho é de grupo de risco, sou obrigada a levá-lo para a Escola? Não. No entanto, é necessário enviar para a escola um atestado médico confirmando a decisão do médico e da família para acompanhamento da escola.

10) Qual o tempo de duração das aulas em 2021? As aulas presenciais ou remotas terão a duração de 4 horas, das 13h17h ou das 7h45 às 11h45. No entanto, o tempo das aulas remotas é contato de forma diferente, levando em conta o tempo de realização das atividades em casa.   

11) Preciso comprar os livros didáticos de 2021? Sim. A família concorda com a aquisição do material ao assinar o contrato escolar. Os livros são parte importante do processo pedagógico. Recomendamos que os alunos não se desfaçam dos livros didáticos de 2020, pois serão solicitadas atividades de reforço. Além disso, os recursos digitais da Plataforma Plurall só poderão ser acessados com o código constante no livro. Os livros serão usados nas aulas a partir de 01/03 e já podem ser adquiridos e retirados na secretaria.

12) Preciso entregar a lista de material na escola? A lista de material deve ser entregue apenas por alunos novos ou aqueles alunos que não entregaram os materiais em 2020. Se você entregou a lista no ano passado, não precisa entregar em 2021. Confira na lista a data de entrega na escola.

13) Comprei os livros didáticos em outro lugar, por que preciso pagar o Líder em Mim na secretaria da escola? O Líder em Mim é um programa de desenvolvimento socioemocional que é muito mais do que o material impresso que vem junto, é um conjunto de assessoria pedagógica, treinamento e aperfeiçoamento constante para professores, alunos e familiares, e recursos. É serviço é fornecido diretamente à escola pela SOMOS Educação.

14) O que é o Líder em Mim? O programa Líder em Mim entra no terceiro ano de adoção na Escola São José. É um programa mundial, adotado em mais de 50 países, que teve início há mais de 20 anos nos Estados Unidos. A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular. Contribui tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional. Se antes já era uma obrigação, os acontecimentos de 2020 evidenciaram a necessidade da aprendizagem de habilidades socioemocionais no contexto escolar.

15) O uniforme escolar é obrigatório? Sim. O uniforme escolar é obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil, Fundamental 1 e Fundamental 2. A família concorda e se responsabiliza pela compra e uso adequado do uniforme no ato de assinatura do contrato escolar. 

16) Acho que meu filho acabou não aprendendo todos os conteúdos que devia em 2020. O que a escola irá fazer sobre isso? A escola trabalha com projetos de intervenção pedagógica ativa para cada nível de ensino, que têm como objetivo garantir a aprendizagem plena dos nossos alunos. São eles:  

  1. Projeto Reforçando. Reafirma a responsabilidade da escola em preencher possíveis lacunas de aprendizagem, maximizando o aproveitamento do aluno nas atividades domiciliares, facilitando o processo de organização, de aprendizagem e de concentração, além de despertar o prazer em aprender. Volta-se para alunos do 1º ao 6º ano.
  2. Projeto Acelera. É focado no fortalecimento da aprendizagem no 1º e 2º ano, promovendo a alfabetização e o letramento através de um trabalho pontual a fim de acelerar a aquisição de conhecimento frente ao momento em que estamos vivendo. A alfabetização é a essência do início da vida escolar no Ensino Fundamental.
  3. Projeto Trilhas. Altera profundamente a forma de trabalho do professor. As trilhas de aprendizagem são um conjunto integrado e sistemático de ações de desenvolvimento que recorrem a múltiplas formas de aprendizagem. É uma metodologia que tem como foco a integração de diversas técnicas de ensino com o objetivo de produzir o conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências e habilidades. Uma das principais características é transformar o aprendizado em um processo contínuo e de longo prazo. Além disso, o uso de múltiplos recursos  como textos, vídeos, áudios, palestras, aulas práticas, faz com que a trilha de aprendizagem seja completamente dinâmica.

17) Como a professora sabe o que o meu filho precisa aprender? Os professores utilizam duas ferramentas fundamentais para criar os programas e projetos de aula. Durante as duas primeiras semanas de aula, serão realizadas Avaliações Diagnósticas Individuais para identificar o nível de aprendizagem. Além disso, em 2020, foram criados registros e pareceres de acompanhamento para que os professores novos possam consultar e se atualizar sobre a situação de cada aluno em 2021. Essas duas práticas criam juntas um acompanhamento de aprendizagem de longo prazo.

18) O que é a tal Formação Continuada que andam falando por aí? A formação continuada nada mais que do que a programação de palestras e treinamentos que a escola oferece para dar suporte ao trabalho dos professores. A escola contratou o PROFS (Programa de Formação de Professores), uma plataforma de cursos on-line, com e sem tutoria, que promove a disseminação de conteúdos com novas abordagens e reflexões. O PROFS compreende que o educador é o agente fundamental da transformação da educação e, por isso, tem como objetivo garantir acesso a um espaço seguro e de qualidade para a troca de experiências e aprendizado. Os cursos são desenvolvidos em parceria com especialistas de destaque em cada área, têm uma abordagem construtivista e didática, relacionando tecnologia e educação, além de uma ampla bibliografia de apoio. Além disso, o Programa o Líder em Mim também possui um calendário de formação separado para preparar o professor para lidar com as questões emocionais e afetivas dos alunos.

19) Qual será a Plataforma de Ensino Virtual usada nas aulas remotas e como faço para acessar? As aulas remotas acontecerão através do Plurall, sistema que integra recursos virtuais com o material didático adotado pela escola. Se tiver dificuldade para acessar, procure a secretaria. Em 2021, não serão enviados links para aulas remotas. O acesso será direto pela plataforma. A plataforma Plurall é uma ferramenta de tecnologia educacional que integra as soluções da SOMOS Educação. Com diferentes recursos, tais como, material didático on-line, vídeos, orientações, bancos de questões e outros, a ferramenta possibilita que a Escola São José disponibilize ao aluno um ambiente educacional cada vez mais tecnológico e prático. O aluno do século XXI está conectado o tempo todo, com informações ilimitadas disponíveis na palma da mão. Dessa forma, a plataforma Plurall se torna uma grande aliada no processo de aproximação dessa nova geração.

20) Quais serão as medidas no horário do recreio? Seguindo o princípio do distanciamento entre turmas, o recreio acontecerá de forma escalonada, no pátio da escola. Os alimentos serão consumidos em área aberta para maior segurança. O aluno irá tirar a máscara na hora da refeição e, após consumo e higiene das mãos, deve colocar uma máscara nova. As medidas de distanciamento e higiene serão repassadas diariamente pela equipe pedagógica. Foram espalhados pela escola cartazes com as orientações e dispensadores de álcool em gel e borrifadores para higienização de mãos e ambientes.

Ainda ficou com dúvida?

Procure o SAE (Serviço de Apoio Educacional)
escolasaojose.sae@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: