Oficina de Culinária: Cueca Virada

Nessa a gente está se antecipando, mas o feriado que se aproxima tá pedindo… Só de olhar para a foto já não dá água na boca?! 😋😋😋 Na próxima semana, todas as turmas irão produzir a nossa tradicional Cueca Virada. Então, a gente compartilha a receita antes para as famílias que quiserem testar essa delícia – que acompanha que é uma beleza um bom chimarrão. Não é mesmo?

O nosso estado é composto por diversas culturas, entre elas a indígena, a africana, a portuguesa, a alemã e a italiana, entre outras. Há quem diga que a cueca virada é italiana, mas tem que acredite que é polonesa ou alemã. A verdade é que existem diferentes versões dessa mesma gostosura, mais macia… mais crocante… com canela… Cada um vai adaptando ao seu gosto. Por isso mesmo, nós vamos declarar que ela é gaúcha, e pronto!

CRONOGRAMA DAS OFICINAS
Dia 22/09/2021 (quarta-feira)
Manhã: alunos do 4º ao 6º ano
Tarde: alunos da Educação Infantil
Dia 23/09/2021 (quinta-feira)
Tarde: alunos do 1º ano ao 3º ano

Para os alunos que estão na modalidade presencial, a Escola irá fornecer os ingredientes e quem está remoto pode ir separando a listinha. A receita rende aproximadamente 20 porções.

A RECEITA (preparar sempre com a ajuda de um adulto)

Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de açúcar;
¼ xícara (chá) de leite;
1 ovo;
1 pitada de sal;
½ colher de sopa de margarina;
½ colher de sopa de vinagre ou cachaça;
½ colher de fermento químico;
Óleo para fritar, açúcar e canela para envolver a cueca virada.

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes em uma vasilha, começando pelos secos. Misturar bem até desgrudar das mãos. Com um rolo, abrir a massa (mais grossa ou mais fininha, conforme a preferência). Cortar pequenos retângulos, fazer uma corte no centro e “virar a cueca” (esse é o segredinho que a criançada vai aprender!). Pedir para um adulto ajudar a fritar as cuecas viradas em óleo.

#ESJcompartilha #ESJgourmet #ESJculinárianaescola

Oficina de Culinária: Brigadeiro de Banana

Atendendo a muitos pedidos, iniciamos hoje a websérie Oficina de Culinária para compartilhar nas nossas redes sociais as receitas que estão sendo preparadas no nosso Espaço Gourmet e são parte de diferentes projetos. Para a largada, escolhemos um dos grandes sucessos do ano: o Brigadeiro de Banana, que foi produzido por todas as turmas durante a Semana do Estudante, no mês de agosto.

Ingredientes: 1 banana média 2 colheres de sopa de cacau em pó 3 colheres de sopa de leite em pó 1 colher chá de açúcar mascavo Chocolate granulado ou cacau em pó para enrolar Modo de Preparo Coloque a banana bem madura em uma tigela e esquente no microondas por um ou dois minutos (se aquecer demais pode ficar muito mole). Retire do microondas e adicione o açúcar mascavo, o cacau e o leite em pó aos poucos até dar o ponto desejado para enrolar. Se quiser dar mais consistência, adicione mais um pouquinho de leite em pó. Misture bem, faça bolinhas e passe no cacau em pó ou no granulado. Leve à geladeira por 20 minutos. Depois é só se deliciar! 😋 #ESJcompartilha #ESJgourmet #ESJculinárianaescola

Semana do Estudante: 9 a 13 de agosto

Carta da diretora

É uma grande alegria e motivo de muito orgulho lançar a Semana do Estudante da Escola São José. Trata-se de um novo evento incluído no nosso calendário acadêmico em 2021, formulado nos princípios de uma educação moderna e conectada com o que os novos tempos exigem. Você pode fazer o download da programação completa aqui:

Essa programação é resultado de um trabalho realizado a partir de muito estudo e reflexão da equipe pedagógica, e dedicado com amor aos nossos alunos e alunas. Estamos colocando em prática, dia a dia, um extenso projeto de melhorias, que só fazem sentindo se resultarem na efetiva aprendizagem dos estudantes no ambiente escolar.

A Semana do Estudante é parte desse projeto. Afinal, ser estudante é ser um explorador de muitos mundos. Os globos mostram a totalidade. Computadores navegam em pequenos e grandes mares. O mundo cabe na mão ou se expande na beleza de muitas galáxias. O estudante se impressiona, questiona, mas sempre segue adiante, pois o seu ponto de chegada é sempre o melhor futuro. Parabéns, aos nossos estudantes! E que tenhamos uma excelente semana!

Maria Karina Ferraretto
Diretora

Acesse abaixo a programação completa da Semana do Estudante

Sejam bem-vindos ao 2º semestre

Chega de passar saudade! Toda a nossa equipe está morrendo de saudade de cada aluno, de cada momento único que vivemos juntos. Por isso está todo mundo animado para voltar às aulas e à vida que somente a escola é capaz de trazer! Bem-vindos à segunda metade do nosso ano letivo!

Fim do Recesso Escolar

Na segunda-feira, estamos de volta e esperamos por vocês! Fique atento a estas 5 dicas de ouro que preparamos:

  1. Confira no Plurall o cronograma de aulas da semana para preparar livros e materiais.

2. As aulas retornam na modalidade híbrida, presencial e remota, seguindo a opção que cada família já fez para o segundo trimestre. Para quem deseja alterar sua opção, uma nova consulta será feita durante o mês de agosto.

3. Repasse as regras de convivência e os combinados de aula para o presencial e o remoto: seja assíduo e pontual, respeite os horários combinados, faça e entregue todas as atividades e, ao se dirigir presencialmente à escola, sempre use máscara cobrindo boca e nariz.

4. Alunos remotos devem assistir às aulas durante todo o período combinado, atrasos prolongados e saídas antecipadas sem justificativa são considerados falta.

5. Alunos presenciais devem chegar e sair da escola nos horários estabelecidos. O Plano de Contingência não permite a permanência no ambiente escolar fora desses horários. Não há necessidade de chegar antecipadamente.

Detetives ESJ em ação: Colônia de Férias

As férias escolares de julho estão aí!   Para proporcionar momentos de lazer e diversão durante o nosso recesso escolar e atendendo a necessidade das famílias, a Escola São José apresenta a Colônia de Férias de Inverno 2021, Detetives ESJ em Ação. O projeto acontece de 19 a 30/07, exclusivo para alunos da Escola.

Os Detetives ESJ em Ação irão explorar de forma lúdica e recreativa um espaço de lazer, com atividades desenvolvidas especificamente para este período, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, relacionais, socioemocionais, culturais, além do cuidado com uma alimentação saudável. Mesmo nas férias, essas atividades possibilitam estimular diversas habilidades, como:

  • Criatividade;
  • Reconhecer seu corpo e expressar suas emoções;
  • Interagir com os colegas e professores;
  • Conhecer as preferências e os gostos dos colegas, dos professores e a diversidade;
  • Explorar novas formas de brincar, de espaço, de objetos e de materiais;
  •  Comunicar-se de diferentes maneiras;
  • Promover o desenvolvimento afetivo.

Assim oportunizamos a aprendizagem e o crescimento integral dos nossos alunos, onde as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento, já que através do lúdico é possível estimular habilidades diversas em sintonia com as 10 competências gerais da BNCC.

        Todas as atividades propostas estão adequadas ao Plano de Contingência da Escola São José, respeitando o distanciamento e a higienização necessária.

Reafirmamos que a base do relacionamento desenvolvido entre a Escola São José e as Famílias é uma relação de confiança mútua, pois educar é a nossa inspiração.

Para contratar, consulte mais Informações na Secretaria. Horário especial durante o Recesso Escolar, das 13h às 17h.

Vem aí o nosso Arraiá

Nossa celebração cultural mais querida está chegando. Com ela, uma alegria nos invade, ainda que tenhamos saudade da nossa grande festa, com todo mundo junto. Mas o espírito junino é forte e, mesmo que o formato seja outro, a gente pode se divertir e se contagiar. Por isso, vamos aquecer os corações com nosso encontro a distância, com nossas músicas e danças, mesmo que sejam dançadas de uma forma diferente. Porque assim é nosso povo: criativo, esperançoso e com um coração cheio de muito amor! Viva o nosso arraiá! Marca aí a data e prepara a alegria! Dia 03/07, às 10h, acesso pela Plataforma Plurall.

Vacinação dos profissionais da Escola São José: fala da direção

É com muita felicidade que comunicamos os professores e demais funcionários que estão atendendo presencialmente os nossos alunos receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Garantir a vacinação exigiu um trabalho intenso e exaustivo, compartilhado entre mim, diretora Maria Karina Ferraretto, e a presidente da mantenedora, Maria Cristian Araujo, nos últimos dias. Infelizmente, as escolas de educação básicas privadas têm sido constantemente deixadas de lado das ações públicas municipais.

A primeira dose da vacina é mais um passo, mas um passo muito importante. Hoje é realmente uma data muito especial e que ficará marcada na nossa história. Muito obrigada!

Maria Karina Ferraretto

Diretora

COMUNICADO 05/2021 – Orientações de Retorno às Atividades Presenciais

Mediante autorização do decreto estadual nº 55.856, de 27 de abril de 2021, a Escola São José retornará às atividades presenciais híbridas a partir de segunda-feira, dia 03/05/2021.

Para que tudo ocorra bem e com segurança, seguem algumas orientações conforme o Plano de Contingência da Escola São José.

  • Os alunos devem ser levados, preferencialmente, por um único responsável até o portão principal de entrada da escola;
  • As entradas e saídas terão sentido único para coordenar fluxos e circulação de alunos e funcionários, respeitando o distanciamento mínimo entre as pessoas;
  • É vedado o acesso de pais, responsáveis, cuidadores e visitantes no interior das dependências dos prédios de aulas;
  • Não é permitido que o responsável ingresse no ambiente escolar para conduzir o aluno até a porta da sala de aula;
  • Nas dependências da Educação Infantil é permitida a entrada somente de um responsável por aluno, na recepção, respeitando o distanciamento mínimo seguro;
  • O profissional da portaria acompanhado por uma educadora faz o acolhimento do aluno;
  • Na chegada, o aluno limpa os pés no tapete higienizante, tem sua temperatura verificada e higieniza as mãos, mochila e lancheira com álcool 70%;
  •  Uso da máscara: Todos os alunos devem trazer diariamente seu kit individual composto por três máscaras higienizadas/limpas e embalagem para colocar as máscaras usadas;
  • Não será permitido o uso de bandanas, máscara com visor transparente ou lenços. As máscaras devem cobrir corretamente o nariz e a boca;
  • Alunos da Educação Infantil com contrato do Turno Inverso: Devem trazer cinco máscaras higienizadas/limpas. A máscara deve ser do tamanho infantil. A partir dos dois nos de idade o uso da máscara é obrigatório.
  • Salas de aula: Estão preparadas com o devido distanciamento entre as mesas. Os alunos serão orientados a levantar de sua cadeira somente com a autorização do professor(a). Cada sala recebeu seu Kit de higiene.
  • Não será permitido trazer brinquedo de casa;
  • Recreio: Os recreios serão por grupos menores para que haja maior distanciamento entre os alunos;
  • Álcool em gel: Disponibilizamos dispensers com álcool em gel na entrada, corredores e salas;
  • Adequação dos bebedouros: De acordo com a OMS não é aconselhado a aproximação das vias aéreas de superfícies de uso coletivo. Por isso, a necessidade de abastecimento de água de modo individual, utilizando o bebedouro apenas para dispensação em recipiente próprio, como garrafas individuais;
  • Conferir e higienizar diariamente o material escolar do aluno, pois não está permitido o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borracha, cadernos, dentre outros).
HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS   Os alunos entrarão na Escola somente no horário regular de aula, conforme abaixo. Não é permitido chegar antecipadamente ou aguardar nos corredores e pátios da escola.
Horário regular:
Educação Infantil: das 13h às 19h
1º ao 3º ano: das 13h às 17h
4º ao 6º ano: das 7h45 às 11h45
Turno Inverso da Educação Infantil:
Das 7h às 13h    

Compromisso

É de responsabilidade da família informar a escola sobre casos suspeitos ou comprovados de COVID-19 no ambiente familiar, seja do aluno ou de familiar próximo que resida na mesma casa.

Alunos ou funcionários que apresentarem sintomas de síndrome gripal serão afastados do ambiente escolar até o caso conclusivo da investigação diagnóstica ou até completar 14 dias de afastamento, mediante apresentação de atestado médico.

Reafirmamos que a base do relacionamento desenvolvido entre a Escola São José e as Famílias é uma relação de confiança mútua, pois educar é a nossa inspiração.

Agradeço o apoio e a compreensão de todos.

MARIA KARINA FERRARETTO

Diretora

COMUNICADO 4/2021 – Retorno das atividades presenciais

COMUNICADO 4/2021

Prezadas famílias,

Estão autorizadas as aulas presenciais híbridas para todos os níveis de ensino no Rio Grande do Sul, após a publicação do decreto estadual nº 55.856, de 27 de abril de 2021. O novo decreto institui a bandeira vermelha em todas as regiões e impede a cogestão das prefeituras, voltando as instituições de ensino privadas a atenderem as determinações do Governo do Estado. Seguem valendo os protocolos de contenção da pandemia e o Plano de Contingência Escolar.

Retorno presencial

A Escola São José retornará às atividades presenciais híbridas a partir de segunda-feira, dia 03/05/21.  Diante do novo cenário, junto a este comunicado está sendo enviado um link para o formulário de consulta às famílias sobre sua decisão para este momento, uma vez que, o retorno presencial é facultativo. Todas as famílias devem responder ao formulário para registro da opção escolhida até às 12h, do dia 30/04, sexta-feira. Ainda sexta, serão enviadas as demais orientações para o retorno presencial.

São duas as opções:

Modelo híbrido: o aluno frequenta aulas presenciais e remotas, conforme escalonamento semanal.

Modelo remoto: o aluno permanece frequentando as aulas de modo 100% online.

Link para a consulta sobre ensino presencial: https://bit.ly/3aKTo3C

As atividades seguem o horário regular de aula:

  • 4º ao 6º ano: das 7h45 às 11h45.
  • 1º ao 3º ano: das 13h às 17h.
  • Educação Infantil: das 13h às 17h.

Turno Inverso

  • Educação Infantil: retorno segunda, dia 03/05/2021, das 7h às 13h, para alunos devidamente matriculados no horário integral.
  • Ensino Fundamental: será enviada nova consulta no início da próxima semana sobre o turno para o Ensino Fundamental, para que as famílias e a escola tenham tempo de se reorganizar. Havendo número suficiente de interessados, será enviado informativo com os procedimentos de matrícula no turno inverso e data de reabertura. Mesmo quem está na lista de espera desde o início do ano, deve reafirmar o interesse da vaga neste momento.

Atendimentos

Atendimentos na Secretaria, Supervisão Pedagógica e Direção, apenas com agendamento prévio por e-mail (escolasaojose.secretaria@gmail.com), preferencialmente, por telefone ou videochamada.

Atenção!

Nos últimos dias houve muita incerteza provocada por uma sequência de disputas judiciais. A qualquer momento podem ocorrer mudanças do executivo ou do judiciário quanto às aulas presenciais. Por isso, pedimos que as famílias sigam atentas aos canais de comunicação da escola.

Reiteramos nossa alegria em reabrir os portões da escola para os nossos alunos e desejamos um bom retorno presencial a todos.

Grande abraço,

MARIA KARINA FERRARETTO

Diretora

Experimento para despertar o pensamento científico e curioso

Turma 61 analisa substâncias e misturas de forma divertida

Nas aulas de ciências, a turma 61 tem estudado os aspectos relacionados às substâncias e às misturas, pontos de fusão e ebulição, densidade, classificação de misturas (em homogêneas e heterogêneas) e métodos de separação de componentes de uma mistura.

Na aula do dia 22/04, foi introduzido o conceito de transformação química e algumas formas de identificar a ocorrência desses fenômenos. “A demonstração do comportamento das substâncias possibilita à turma reforçar os conceitos de mistura e de substância, além de exercitar os métodos de separação de sistemas heterogêneos, de uma maneira divertida”, explica a professora de Ciências, Priscila Kirsten.

Atividades digitais lúdicas garantem o reforço escolar

Projeto reúne jogos, objetos digitais e intervenção pedagógica ativa para a aprendizagem

Para garantir a aprendizagem efetiva e preencher possíveis lacunas, a Escola desenvolve com alunos do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano) o Projeto Reforçando. Na última semana, os alunos do 5º ano, utilizaram Objetos Educacionais Digitais (OEDs) para desenvolver algumas habilidades previstas no Projeto. O OEDs são materiais lúdicos, como jogos, vídeos, áudios, PPTs, que acompanham algumas obras didáticas presentes no Plurall, a nossa plataforma de aulas digitais.

Assim, o Projeto Reforçando maximiza o aproveitamento do aluno nas atividades domiciliares e facilita o processo de organização, aprendizagem e concentração, além de despertar o interesse em aprender. “Com certeza, os alunos adoram esses desafios da Era Digital”, conclui a professora Cristiane Montanha.

Dentro do Programa Nexo: ensino híbrido com responsabilidade, a Escola desenvolve três projetos de Intervenção Pedagógica Ativa: Reforçando, Trilhas e Acelera Alfabetização. A Intervenção Pedagógica Ativa tem como finalidade garantir a aprendizagem plena dos estudantes.