Intervenção Pedagógica Ativa

A aprendizagem plena é um dos objetivos do Programa Nexo. Quer saber mais sobre a Intervenção Pedagógica Ativa?

Agende horário para conversar com a Supervisão Pedagógica.

escolasaojose.pedagogico@gmail.com

O ano de 2020 deixou lacunas de aprendizagem que precisam são compensadas a partir de 2021. Mais do que nunca, cada aluno aprendeu no seu próprio ritmo e, agora, são necessários planos individuais que atendam as necessidades de cada um. Por isso, a Escola São José trabalha com projetos de Intervenção Pedagógica Ativa para cada nível de ensino, que têm como objetivo garantir a aprendizagem plena dos nossos alunos. São eles:  


  1. Projeto Reforçando. Reafirma a responsabilidade da escola em preencher possíveis lacunas de aprendizagem, maximizando o aproveitamento do aluno nas atividades domiciliares, facilitando o processo de organização, de aprendizagem e de concentração, além de despertar o prazer em aprender. Volta-se para alunos de Ensino Fundamental 1 e 2.
  2. Projeto Acelera. É focado no fortalecimento da aprendizagem no 1º e 2º ano, promovendo a alfabetização e o letramento através de um trabalho pontual a fim de acelerar a aquisição de conhecimento frente ao momento em que estamos vivendo. A alfabetização é a essência do início da vida escolar no Ensino Fundamental.
  3. Projeto Trilhas. Altera profundamente a forma de trabalho do professor. As trilhas de aprendizagem são um conjunto integrado e sistemático de ações de desenvolvimento que recorrem a múltiplas formas de aprendizagem. É uma metodologia que tem como foco a integração de diversas técnicas de ensino com o objetivo de produzir o conhecimento necessário para o desenvolvimento de competências e habilidades. Uma das principais características é transformar o aprendizado em um processo contínuo e de longo prazo. Além disso, o uso de múltiplos recursos  como textos, vídeos, áudios, palestras, aulas práticas, faz com que a trilha de aprendizagem seja completamente dinâmica.

Acompanhamento individualizado

Os professores utilizam duas ferramentas fundamentais para criar os programas e projetos de aula. Durante as duas primeiras semanas de aula, serão realizadas Avaliações Diagnósticas Individuais para identificar o nível de aprendizagem. Além disso, em 2020, foram criados registros e pareceres de acompanhamento para que os professores das novas turmas possam consultar e se atualizar sobre a situação de cada aluno em 2021. Essas duas práticas criam juntas um acompanhamento de aprendizagem de longo prazo.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: