Educação Infantil

A Escola São José proporciona uma diversidade de experiências às crianças, nas quais a brincadeira é valorizada, incentivada e vista como uma forma de aprendizado, desenvolvendo assim a Pedagogia da Escuta.

Ao brincar, as crianças agem e interpretam o mundo, o cotidiano e as relações sociais. Brincando, elas recriam e constroem situações, experienciam novas realidades, relacionam-se com as pessoas do entorno, se comunicam e aprendem.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende que as práticas pedagógicas de Educação Infantil devem estar pautadas em dois eixos estruturantes: as interações e as brincadeiras. Essas brincadeiras propiciam às crianças a construção e a apropriação de conhecimentos diversos e contribuem para o seu desenvolvimento integral.

Na Pedagogia da Escuta, a arte é a ferramenta para o pensamento e a imaginação, o caminho para a interação e a brincadeira. A Escola São José oportuniza espaços e momentos em que as mãos e as mentes das crianças se entrelaçam em alegria criativa e libertadora. É através de uma aprendizagem real, que respeita as ideias nas suas variadas demonstrações, e na perspectiva de um pequeno pesquisador, que se desenvolve o protagonismo infantil.


%d blogueiros gostam disto: