Carta às famílias

Início do ano letivo 2021

As férias de verão se aproximam. As atividades letivas se encerram no dia 16/12/2020. Um descanso mais que merecido para todos que enfrentaram com respeito, força e bravura esse longo ano de 2020. As aulas irão reiniciar no dia 22/02/2021.

Por favor, leia atentamente os procedimentos de matrícula, pois temos algumas novidades e alterações no processo para 2021. Mas antes de tudo isso, queremos repassar com você um pouco do que vivemos juntos em 2020, okay? 

Retrospectiva 2020

Ao repensar 2020, encontramos um ano de grandes desafios. Iniciamos em fevereiro cheios de projetos que acabaram alterados, adiados ou suspensos por conta de uma doença que atingiu todos os cantos do planeta. Reunimos forças e investimos recursos para reavaliar o processo de ensino-aprendizagem em um curtíssimo tempo. Construímos a estrada enquanto caminhávamos e, sim, chegamos ao final!

De fevereiro até dezembro, grandes passos foram dados. Observamos famílias mais unidas, filhos e pais mais conectados e a escola e os professores mais presentes na vida de cada aluno. No caminho vimos colegas de trabalho sofrendo e perdemos pessoas queridas, mas a dor também nos fez crescer. Somos uma instituição forte, porque a força está em saber lidar com o imprevisto, com o inimaginado, e fazer com que o final seja melhor do que o começo. Por tudo que passamos juntos, expressamos nossa gratidão a cada família que caminhou com a gente em 2020, compreendendo a situação e acompanhando os alunos e a escola a cada passo dado. Cada mensagem de respeito, de carinho e agradecimento que chegou até nós por diferentes meios nos deu ânimo para seguir lutando por aquilo que nos inspira, uma educação de qualidade ao alcance de todos. Registramos também nosso agradecimento aos professores, nossos heróis diários, que se reinventaram e mostraram uma capacidade surpreendente de adaptação às mudanças e às inovações exigidas pela nova rotina. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a pandemia de Covid-19 afetou escolas em mais de 190 países e mais de 1,6 bilhão de estudantes. Um contexto desafiador que exigiu o esforço contínuo e conjunto de governos, escolas e famílias. Novas regras foram criadas para a Educação, as escolas se estruturaram na modalidade remota de ensino para que o estudo continuasse. Na Escola São José não foi diferente. Encontramos no ensino remoto, com suas aulas síncronas (ao vivo) e assíncronas, o modo de levar ao aluno as habilidades e conteúdos essenciais. Abrimos o Serviço de Apoio Educacional para proporcionar segurança e informação qualificada às famílias. Nosso trabalho socioemocional nas aulas levou conforto aos estudantes. Nosso projeto São José Social levou esperança aos nossos vizinhos. Passamos com orgulho e aprovação por vistorias da Secretaria de Educação, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Comitê Municipal de Crise, colocando a papelada toda em dia. Nos desdobramos para atender individualmente às demandas de cada família, certos do respeito que exige o nosso trabalho.

Chegamos ao final de tudo isso com um sentimento vitorioso! Atingimos todos os nossos objetivos pedagógicos, humanos e sociais. Iniciaremos 2021 fortalecidos, preparados para lidar de forma equilibrada com o inesperado que ainda está por vir.

Muito obrigada a toda a nossa comunidade escolar e que 2021 renove o amor e a confiança no coração de todos!

Maria Cristina Araujo – Presidente da Mantenedora

Maria Karina Ferraretto – Diretora


Solicite por e-mail o Requerimento para Rematrícula
%d blogueiros gostam disto: