4 perguntas para fazer na hora de escolher uma Escola de Educação Infantil para seu filho

Nós entendemos que a escolha de uma escola de Educação Infantil para nossos filhos deve ser feita com muito cuidado. Proposta pedagógica, segurança, conveniência no dia a dia, estrutura, tudo deve ser levado em conta. Para ajudar as famílias no momento da escolha, juntamos as 4 principais perguntas que devemos fazer, mas esquecemos ou temos vergonha de perguntar. Acreditamos que a informação é a melhor forma de auxiliar as famílias a passarem por esse processo com segurança. Por isso, respondemos às perguntas a partir do nosso ponto de vista. Qual é o seu?

  1. Qual é o principal objetivo da Educação infantil nessa Escola?

Possuir uma Proposta Pedagógica é obrigação de toda escola. Porém, qual é de fato o objetivo da escola com o que é proposto? Que tipo de aluno a escola está tentando formar? E quais os objetivos por trás das atividades propostas? Na Educação Infantil da Escola São José, todas as atividades, por mais simples que pareçam, possuem um objetivo maior. O cuidado com os pequenos é envolto em momentos de desenvolvimento de habilidades e aprendizagens significativas. Desde as primeiras fases da vida, a criança é incentivada a observar e questionar o mundo ao seu redor, buscando compreendê-lo. A criança é protagonista de sua aprendizagem e o professor um guia neste processo.

2) Como são os ambientes de aprendizagem oferecidos pela escola? Eles atendem às minhas expectativas?

Na Educação Infantil, as crianças devem aprender brincando, pulando e se divertindo. Para isso, necessitam de espaços organizados, tranquilos e acolhedores. Por isso, na Escola São José, alinhada à Pedagogia da Escuta, as salas de aula da Educação Infantil são clean, sem poluição sonora e visual. Bem iluminadas e organizadas de forma que as crianças possam acessar livremente os materiais e recursos disponíveis. No Ateliê, executam diferentes projetos apoiados em 4 pilares: a) investigação e exploração apoiados no protagonismo infantil; b) desenvolvimento da criatividade e expressão; c) valorização da arte e dos trabalhos manuais; e d) registro e análise dos processos. Na Brinquedoteca e no Mini Lab participam de experimentos que simulam vivências cotidianas, incentivando a brincadeira e a imaginação. E na quadra e na pracinha, ganham espaço para correr e estimular o desenvolvimento motor. Além de tudo isso, a gente acredita firmemente que Escola NÃO é lugar de ver TV, então este equipamento não faz parte das salas de aula da Educação Infantil. Vídeos e jogos digitais são utilizados com muito critério, quando parte de um projeto maior.

3) A oferta de serviços, horários e valores atendem às minhas necessidades e da minha família?

Toda escola funciona com regras e normas de convivência. Aos escolher uma escola para nossos filhos, estamos concordando com regras como aquisição de materiais e uniformes, horários de entrada e saída e horários gerais de atendimento. Na Educação Infantil da Escola São José, o turno regular das 13h às 17h, é estendido até às 19h para que as famílias ganhem tranquilidade em sua rotina de diária. O Turno Inverso kids completa o horário das 7h às 13h para quem trabalha o dia inteiro.

Também as professoras e os serviços pedagógicos possuem horários fixos de atendimento às famílias, mediante agendamento, para que todos saibam como e quando tirar suas dúvidas ao longo do ano. A secretaria oferece diversas facilidades através de contato via whatsapp e e-mail. Os livros didáticos possuem valor acessível e podem ser parcelados em até 12x, e os materiais de uso coletivo usados em aula estão inclusos na mensalidade escolar, eliminando aquelas longas listas de papelaria. O aluno deve trazer diariamente apenas seus pertences de uso individual como fraldas e mudas de roupas, por exemplo. 

4) Como a Escola pensa a questão da alimentação infantil?

Na Educação Infantil, todos os momentos são momentos de aprendizagem. Por isso, na Escola São José a alimentação também faz parte da proposta pedagógica. As refeições oferecidas são preparadas na própria escola, com o cardápio e acompanhamento da nutricionista responsável. As atividades diárias envolvem oficinas que estimulam a experimentação de alimentos e o consumo consciente e saudável. A partir da pré-escola, os alunos trazem um lanche de casa por dia para que deem início ao processo de escolha e desenvolvimento da autonomia alimentar.

Se ficou interessado em ver pessoalmente como é feito este trabalho, agente uma visita com a Secretaria Escolar: 3475.2478 ou 99725.5549 (whats), ou preencha o formulário que entraremos em contato: https://escolasaojose.com/matriculas-2022/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s