10 Dicas para iniciar com tudo no 1º ano

Quando uma criança chega no Ensino Fundamental, uma série de mudanças no seu cotidiano está por vir. Também a sua família precisará se adaptar à nova rotina. É natural que nesse momento apareçam também algumas dúvidas sobre como ela se sairá nesse novo momento de sua vida de estudante. As brincadeiras ainda terão seu espaço, mas seu tempo será diminuído enquanto a hora de estudar ganhará mais importância. Na mochila, o brinquedo de casa ainda poderá entrar em alguns dias, mas dividirá espaço com os livros e cadernos. As responsabilidades, aos poucos, também vão crescer: haverá tarefa de casa, atividades que envolvam à família e avaliações. Todas essas mudanças, porém, não devem ser encaradas como um problema. Elas fazem parte da evolução natural e saudável da vida da criança.


Por isso, preparamos para vocês este breve informativo com dez dicas para que iniciem a próxima etapa com tranquilidade.

  1. Organize a rotina com antecedência: confira o horário de início e término das aulas (13h – 17h, para o horário regular de aula do 1º ano). A Educação Infantil possui mais flexibilidade de horário. No Ensino Fundamental há maior controle de atrasos e faltas.
  2. Defina um local e horário diário de estudos em casa: o estudo em casa faz parte da vida de todo estudante. Por isso, você precisa ajudar seu filho a desenvolver esse hábito que fará toda a diferença ao longo de sua vida escolar e para o futuro. Escolha um local com uma mesa (exclusiva para isso, se possível) e boa iluminação. Uma prateleira ou armário próprio para os materiais escolares também irá ajudar na organização da rotina.
  3. Adquira os materiais e livros didáticos antes do início das aulas: a falta de livros e materiais durante as aulas pode provocar muita insegurança no aluno. Ao contrário, saber que os materiais estão todos disponíveis ajudará ele a ter confiança e tranquilidade desde as primeiras atividades do ano.
  4. Organize o material com antecedência: a participação da criança será essencial nesse processo, desde a compra dos cadernos e outros materiais até sua identificação e organização na mochila. Isso irá ajudar a desenvolver a responsabilidade com os materiais desde o início.
  5. Adquira o uniforme escolar antes do início das aulas: vir para a escola com o uniforme ajudará o aluno a se sentir incluído e parte do grupo. Além disso, auxilia na segurança nos horários de entrada e saída da escola.
  6. Ajude nas tarefas de casa, mas nunca faça o tema por ele: inserir o tema de casa na rotina da família pode ser um grande desafio. Por isso, é preciso estar preparado e consciente na importância do estudo domiciliar para a aprendizagem efetiva. O tema de casa fará com que o aluno enfrente os desafios pedagógicos fora da escola, fixe o assunto que aprendeu, estabeleça uma rotina e construa sua autonomia. O mais importante é a prática diária. Deixe a correção das tarefas para a professora.
  7. Leia histórias para seu filho: se a sua família ainda não tem este hábito, está na hora de tentar criar. Pode ser na hora de dormir, pode ser após o banho ou no final da lição de casa. O importante é destinar alguns momentos na semana para esta atividade. Pode ser organizado até um revezamento entre pais, avós, tios etc. Esta brincadeira em família tem o poder de despertar a vontade de ler nos pequenos. A biblioteca da escola tem uma grande quantidade de leituras disponíveis. Tire um momento para conhecer como funciona e converse com a nossa bibliotecária (ela está conosco todas as sextas-feiras).
  8. Faça primeiro o mais importante: aprenda e ensine esse hábito essencial o seu filho. Temas, trabalhos escolares e a organização dos materiais para o dia seguinte deve sempre ser prioridade, junto com o banho, a escovação dos dentes e todas as outras tarefas do dia a dia. Nunca use a rotina escolar como castigo e não esqueça de elogiar as tarefas realizadas. Mais uma vez, faça isso com a ajuda da criança, assim ela vai desenvolvendo autonomia e responsabilidade.
  9. Confira diariamente os informativos enviados via e-mail pela escola, o Portal do Aluno e a agenda escolar: estes são os principais meios de comunicação com a escola. Através do Portal do Aluno, você pode trocar mensagens com a professora e agendar uma reunião.
  10. Sempre procure resolver suas dúvidas com a Supervisão Pedagógica: a partir do Ensino Fundamental, os alunos são entregues na fila (na quadra coberta) e não mais na porta da sala. Os responsáveis não têm acesso à sala de aula ou à professora no início ou final dos turnos de aula, pois a prioridade nesse momento é o atendimento imediato aos alunos. No entanto, o Serviço de Apoio Educacional (SAE), ligado à Supervisão Pedagógica, está sempre disponível para auxiliar as famílias e resolver todas as dúvidas que surgirem. Lembre-se para atendimento com a professora, é necessário agendamento prévio de horário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: